terça-feira, 13 de março de 2012

Alianças de Ouro de 9 quliates: Sim ou não?

Hoje trago-vos um post sobre um assunto sobre o qual muitos noivos ficam com dúvidas na escolha das alianças. Afinal o que é o ouro de 9 quilates e será que é bom negócio?

Antes de mais convém explicar o que são quilates (K).
Os quilates são o que nos diz a percentagem de pureza de uma peça de ouro. O ouro puro é o chamado ouro de 24 quilates, 24k, mas não é utilizado no fabrico de jóias pois é uma material muito mole e susceptível a amolgadelas e riscos. Assim o ouro tem de se juntar a outros materiais para formar uma liga que permita fazer uma jóia bonita e resistente. Normalmente são utilizados o cobre, latão, zinco, prata ou paládio por exemplo...
Então o quilate diz-nos qual a proporção de ouro que uma jóia tem em relação aos outros componentes.
Por exemplo: se uma peça tem 12k significa que a proporção de ouro é de 50/50. Quanto menos quilates tiver uma peça, menor é a proporção de ouro que tem.
Aqui em Portugal o ouro é conhecido como Ouro de Lei e tem 19,2 quilates. É o ouro mais puro da Europa com 80 % de ouro e apenas 20% de outros materiais.
Existe ouro de 19,2k, 18k, 14k ou 9k.

Quilates        Conteúdo em ouro         Pureza do Ouro/
(k)                 %                                    Milésimas
24k                100                                  1000
19,2k             80                                    800
18k                75                                    750
14k                58,3                                 583
9k                  37,5                                 375                       


Agora vamos ao fundo da questão: Mas afinal é seguro comprar ouro de 9k por ser mais barato?
Uma aliança de ouro de 9k significa que tem apenas 37,5 % de ouro na sua composição e o restante são outros materiais. Não significa que seja uma aliança mais fraca, pelo contrário. Tem mais ou menos a mesma dureza e resistibilidade, só não tem tanto de ouro. É perfeitamente seguro comprar. Só não tem todas as características que o outro ouro.

Então ser mais barata não significa que seja mais fraca?
Claro que não. O ouro de 9k é mais barato exatamente porque tem menor teor de ouro puro. Quanto a ser mais fraco, a resistência e dureza são muito semelhantes ao ouro de lei. A dureza dos metais é medida em Vickers e os valores em peças de ouro são muito parecidos. O ouro de 18k tem um valor de 130 Vickers enquanto o ouro de 9k tem 120. Na prática a dureza é quase a mesma.

E a cor? Será que não perde a cor?
A cor de uma jóia é feita pelos materiais de que é feita. Numa aliança de 19,2k com 80% de ouro puro é óbvio que o amarelo salta á vista e vai durar uma eternidade... Afinal só 20% é que são de outros materiais.
O ouro de 9k, como vimos acima, apenas contém 37,5 % de ouro puro o que significa que a cor será aquela que predominar nos outros materiais. Vou-lhes dar um exemplo: se uma aliança for composta na sua maioria por cobre, a sua cor vai se assemelhar mais à cor do cobre. É o que acontece no ouro rosa.
Ou seja, este ouro nunca terá um amarelo tão forte como no Ouro de Lei, por exemplo. A cor da aliança nunca desaparecerá, mas é possível que modifique um pouco com o tempo, fruto das reacções dos seus materiais com o meio ambiente.

Conclusão: Se procuram um símbolo para a vossa união e dão preferência ao valor sentimental que ao valor comercial, então o ouro 9k é uma boa opção para poupar dinheiro e ter uma peça resistente como as outras.

Se o vosso noivo vos oferecesse uma jóia em prata, iriam gostar na mesma porque o que falaria mais alto seria o valor que peça teria para vós e não o valor comercial da peça. É nisso que devem pensar na hora de escolher as alianças. A que é que dão mais importância? Apenas ao valor sentimental da jóia ou também ao valor em ouro que ela tem? E tenham também em conta o vosso orçamento. Já se sabe que uma peça de ouro mais pura automaticamente vai ser bem mais cara.

Pesem bem os vossos gostos e desejos e escolham aquelas alianças que melhor espelhem a vossa relação.

15 comentários:

  1. Nós optamos por alianças de 19.2k. Não ficou barato, mas são alianças muito boas e com um brilho diferente!

    ResponderEliminar
  2. Eu comprei as minhas em nove quilates! É lógico que só têm metade da pureza das outras mas o preço também é outro. E a verdade é que fiquei satisfeita! :)
    Comprei-as numa loja do Porto e são muito bonitas:

    http://bit.ly/10ocyVr

    ResponderEliminar
  3. Eu tbm adiquiri a minha de 9kilates.ate agora não mudou sua cor , fiquei muito satisfeita, ficaram lindas...alem deu economizar no custo........meu valor sentimental so aumentou..pra mim a de 9 kilates foram perfeitas

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos vossos testemunhos.
    Com eles, outras noivas poderão saber as opiniões de quem optou por um ou outro tipo de ouro.
    Estejam sempre à vontade para deixarem aqui os vossos comentários..

    ResponderEliminar
  5. Olá Lia a minha duvida prende-se com o ouro de 14k. Conheces testemunhos que me possam ajudar? Tenho receio de não durem uma vida inteira e que a cor desapareça. Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá Sónia...
    Como deve saber, o ouro 14k tem uma maior quantidade de ouro em relação ao ouro de 9k... Assim sendo, uma peça de 14k terá 58.3% de ouro na sua composição, o que já é mais de metade quando peças de 9k apenas terão cerca de uma terça parte em ouro...
    Por cá não são peças tão comuns, mas em países como os Estados Unidos, o ouro de 14k é o mais utilizado...
    Quanto a "durarem uma vida inteira", até mesmo o ouro de 9k dura uma vida inteira (em termos de resistência), pode sim é ter alguma alteração na cor, o que é normal... Numa peça de 14k, essa possível alteração na cor será bem menos evidente pois mais de metade da sua composição será em ouro e será sempre a cor do ouro a que mais prevalecerá, embora desvaneça sempre um pouco se comparada a uma peça de 19.2k, mas aí já são mais 20% de ouro puro em cima...
    É pois uma boa possibilidade de investimento tendo em conta a qualidade/preço...
    Apenas uma dica: quando fores a uma ourivesaria, espreita primeiro a cotação do ouro (podes facilmente encontrar online)... Multiplica o valor da cotação por 0,583 e terás o valor do ouro de 14k, por grama... normalmente o valor de mercado por grama nas ourivesarias será o dobro, pois inclui impostos, mão de obra, etc...
    Assim poderás calcular se estarás a pagar um bom preço pela peça ou não...
    Boa sorte e qualquer dúvida, dispõe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua disponibilidade. Beijokas

      Eliminar
    2. Ola Lia!
      O valor 0,583 também é válido para ouro de 9kilates?
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Olá Rachel.. Se uma peça for de 0.583 milésimas, isso significa que já não é ouro de 9 mas sim de 14 quilates.... significa que em vez de 37.5% de ouro que é a percentagem do ouro de 9 quilates, essa peça tem 58.3% de ouro... ou seja, tem maior percentagem de ouro, logo mais quilates...
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  7. Boa noite! Comprei um pingente 9k, porém ele está em pouco tempo de uso escurecendo as bordas. A vendedora me informou q ouro 9k oxida se n tomar seus devidos cuidados e a garantia n cobre oxidação. Isso confere, ouro 9K pode oxidar?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite! Comprei um pingente 9k, porém ele está em pouco tempo de uso escurecendo as bordas. A vendedora me informou q ouro 9k oxida se n tomar seus devidos cuidados e a garantia n cobre oxidação. Isso confere, ouro 9K pode oxidar?

    ResponderEliminar
  9. O que tem de durar para sempre é amor. Se ouro nao durar com certeza se existe amor enrte o casal irão encontrar uma solução.

    ResponderEliminar
  10. Se eu coloca mais umas gramas de ouro na minha aliança de 9 ela pode fica na cor amarela

    ResponderEliminar