domingo, 22 de abril de 2012

Faça você mesma: Porta alianças em feltro

 
Hoje trago-vos um Faça você mesma que até uma criança pode fazer, com supervisão de um adulto claro. Aliás, à partida será uma criança que fará uso da peça, por isso até pode ser uma boa ideia tirarem um bocadinho de tempo e aproveitarem esta dica como uma pequena actividade para fazerem com o(a) vosso(a) menino(a) das alianças. As crianças vão adorar poderem ajudar a fazer a almofada que elas próprias vão carregar no casamento.
 
 
 
Vão precisar de:
  • Uma tesoura de tecido
  • Feltro nas cores de sua escolha
  • Uma faca para tecidos ou um x-ato
  • Cola de tecido
  • Linha de bordar
  • Uma agulha de costura grande
  • Fita numa cor à escolha
  • Enchimento (podem substituir por exemplo por algodão)
 
 
 
Comece por cortar duas formas de coração na cor de sua escolha. É óbvio que se preferir pode optar por qualquer outra forma que goste: flores, bolas, borboletas... Use a imaginação de acordo com os seus gostos e/ou o seu tema.
Estes serão os corações mais pequenos, tenha atenção a isso quando decidir o tamanho que quer. Quando estiver satisfeita com o tamanho e a forma, faça dois pequenos cortes na parte de trás de cada um, com a mesma largura da fita.
 
 
 
 
Passe a fita através dos rasgos que fez e certifique-se que os comprimentos das fitas são iguais. Se ficarem bordas mal feitas a esfarrapar, apare cuidadosamente os contornos com a faca/x-ato, através da parte de trás. Apare também as extremidades da fita: se for uma fita de poliéster pode utilizar uma fonte de calor (por exemplo um isqueiro) para derreter as extremidades e evitar o desgaste. Um corte na diagonal também pode dificultar o desgaste da fita.
 



Aplique umas gotinhas de cola de tecido na parte de trás dos corações. Isto é principalmente para segurá-los enquanto você cose, por isso não precisa de exagerar. Certifique-se de que a cola não vaza para a parte da frente. Cole o coração num pedaço de feltro maior e apare as bordas de modo a criar o coração exterior.
 
 
 
 
Mais umas gotinhas de cola garantem que os corações seguram-se na parte superior da sua almofada. Corte este pedaço com o tamanho desejado, tendo atenção para que os corações não fiquem demasiado perto das bordas ou então correm o risco de ficarem distorcidos quando encher a almofada. Com a linha de bordar, use um ponto simples ou de alinhavo e costure em torno da borda do coração interior tendo cuidado para não coser a fita acidentalmente.
 
 
 
 
Com o mesmo ponto, cosa três lados da peça. Use uma cor contrastante, afinal é isso que dá um pouco de piada ao porta alianças! Lembre-se de manter pelo menos um centímetro de margem em relação à borda do tecido. Comece com um ponto por entre as camadas de feltro, o que depois torna mais fácil esconder o nó quando der o remate final. Certifique-se que tem linha suficiente para fazer todo o contorno de uma só vez
 
                                  



Coloque o enchimento com cuidado para não abrir as costuras. Quando estiver satisfeita com o tamanho da almofada verifique as costuras para garantir que não há aberturas.
 
 
 
 
Cosa o último lado da almofada. Não se esqueça então de que o último ponto termina no meio das duas camadas de modo a esconder o nó. Pode ajustar a forma da almofada apertando dos lados e empurrando no meio até ter uma forma uniforme.
 
 
 
 
Agora é só pegar nas alianças e amarrá-las com um bonito lacinho! Mas com um nó bem apertado, não vão as crianças perder as alianças... 
 
 
 
Fonte e fotos: Polka Dot Bride

Sem comentários:

Enviar um comentário